“Digital Belém” é o quinto disco do cantor e compositor paraense Saulo Duarte, que conta com as participações de Russo Passapusso, Larissa Luz, Aldo Sena, Manoel Cordeiro e a cantora franco-senegalesa Anaïs Sylla. Produzido pelo renomado produtor Lucas Martins, que também está por trás dos discos de artistas como Céu, Russo Passapusso e Curumin, o disco foi mixado por Klaus Sena, masterizado por Felipe Tichauer e é um lançamento YBMusic/FUGA. Tem seu conceito voltado a explorar os ritmos latino-amazônicos como a cumbia, guitarrada, carimbó, mas de forma digital, com a ajuda de sintetizadores, baterias eletrônicas e outros elementos digitais. “É um passeio pelas emoções e sensações do terceiro mundo, do ponto de vista de um andarilho que carrega a saudade de casa no coração e o bicho da curiosidade comendo seus os pés”, comenta Saulo. Flertando com o tecnobrega, o pagodão, o melody e o reggae, o disco traz uma abordagem atualizada e contextualizada com a música produzida nas grandes capitais do mundo, respeitando a tradição e apontando para o futuro.
A formação para a tour de lançamento do disco DIGITAL BELÉM conta com Lucas Martins (baixo, MPC, guitarras), Klaus Sena (teclados, MPC) e Bruno Marques (bateria, MPC) além do próprio Saulo cantando e tocando guitarra. No repertório, além das músicas do disco novo, o artista paraense relembra os sucessos de sua carreira como “Mistério no Olhar”, “Me dei conta”, “Yo vengo”, além de tocar parcerias com outros artistas como a canção “Terrorista del Amor” feita em parceria com Tulipa Ruiz, Ava Rocha, Paola Alfamor e Gustavo Ruiz e “Disfarce” em parceria com Ava Rocha e Negro Leo. conhecido por sua performance enérgica e pulsante no palco, Saulo explora a dança e elementos cênicos ao decidir, para essa tour, deixar de lado, em algumas músicas, a guitarra para ter mais liberdade com o corpo e ampliar os sentidos da comunicação.
Nascido em Belém do Pará, Saulo Duarte se consolidou como uma das figuras mais influentes da música independente brasileira. Radicado em São Paulo há mais de 13 anos, Duarte é um artista multifacetado, atuando como cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Ao longo de sua trajetória, ele acumulou diversos prêmios e contribuições significativas para a cena musical nacional.
Durante oito anos, Duarte liderou o projeto Saulo Duarte e a Unidade, com o qual lançou três álbuns: “Saulo Duarte e a Unidade” (2012), “Quente” (2014) e “Cine Ruptura” (2016). Todos os discos foram lançados pelo selo YB Music e tiveram a produção do renomado Carlos Eduardo Miranda. Em 2018, Duarte lançou seu primeiro álbum solo, “Avante Delírio”, em colaboração com a YB Music e o britânico Sterns Music. O disco foi produzido em parceria com Curumin e Zé Nigro, marcando uma nova fase na carreira do artista.
Além de seu trabalho solo, Saulo Duarte se destacou como guitarrista em projetos importantes e colaborou com nomes renomados da música brasileira contemporânea, como Russo Passapusso, Curumin, Anelis Assumpção, Ava Rocha, Tulipa Ruiz, Thalma de Freitas e Céu.
Em julho de 2021, Duarte lançou “Lumina”, um EP com seis faixas, pela YB Music. O trabalho conta com as participações especiais de Luedji Luna e Thalma de Freitas, reforçando a relevância do artista na atual cena musical.
Saulo Duarte é, sem dúvida, uma figura essencial para a compreensão da música contemporânea no Brasil, com uma carreira marcada por inovação e contribuição para a evolução da música independente no país.
Serviço:
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Data: 06/09/2024 (sexta-feira) – 20:00h
Local: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá – Av. Geremário Dantas, 940
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Ingressos a venda na Sympla