A Rua Comandante Rubens Silva é uma das principais ligações entre a Freguesia e a Serra Grajaú-Jacarepaguá. Ela começa na Rua Araguaia e vai até a Rua Ituverava, que faz a divisa entre o bairro da Freguesia e o bairro do Anil. Seu trecho de maior movimento fica entre o cruzamento com a Rua Tirol e o cruzamento com a Estrada dos Três Rios. Ela também é muito utilizada também por quem vem do bairro do Anil e Gardênia Azul querendo evitar passar no Largo da Freguesia.
Inicialmente foi chamada de Rua Morro Dona Rosa e, posteriormente, em 15 de dezembro de 1934, passou a se chamar Rua Rosa. Em 11 de novembro de 1950, para homenagear Rubens Raul Silva, a rua ganhou a atual denominação passando a se chamar Rua Comandante Rubens Silva.
Rubens Raul Silva foi um oficial da Marinha que nasceu em 11 de março de 1924, filho de Raul Silva e Fernandina de Carvalho Silva.
Iniciou sua carreira na Marinha como Aspirante a Guarda-Marinha em 18 de abril de 1942 e dois anos depois, foi promovido a Guarda-Marinha em 06 de janeiro de 1944 e, neste mesmo ano, foi promovido a Segundo-Tenente.
O então Segundo-Tenente Rubens Raul Silva era tripulante do Cruzador Bahia quando, em 30 de junho de 1945, em sua última missão antes de retornar para o Rio de Janeiro, zarpou de Recife para substituir o contratorpedeiro Bauru numa área chamada Estação 13, próxima ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
No decorrer da missão, no dia 04 de julho de 1945, devido a uma explosão, o Cruzador Bahia veio a naufragar e Rubens Silva foi uma das vítimas desse acidente. Após sua morte, foi promovido a Primeiro-Tenente.