A Cidade de Deus recebeu nesta quinta-feira (25/02) a modernização da iluminação pública do bairro por meio do Programa Luz Maravilha. A substituição de luminárias antigas por novas de LED será feita em todas as vias públicas da comunidade. Ao todo, serão 2.049 pontos de luz modernizados no local.
⁃ Mais uma comunidade iluminada. Auto-estima e sensação de segurança para essas pessoas – contou a secretária de Infraestrutura, Katia Souza.
A Rioluz, ligada à secretaria de Infraestrutura, já atendeu diversas localidades desde o início de janeiro. Até o momento, os bairros da Zona Oeste que são identificados com baixo IDH têm sido contemplados, como: Muzema, Jardim Clarice, Camorim, Curicica, Antares, Barro Vermelho e Urucânia. Outro local que também recebeu essa novidade foi a Avenida das Américas nas proximidades do terminal Alvorada.
⁃ O Luz Maravilha chegou para iluminar a vida dos cariocas – afirma o presidente da Rioluz, Bruno Bonetti.
O programa Luz Maravilha é uma iniciativa da prefeitura do Rio por meio de parceria-público-privada que prevê a modernização de todo o sistema de iluminação pública da cidade até 2022. Serão ao todo 450 mil pontos de luz substituídos por LED, que garantem economia de 60% com gasto de energia e maior qualidade de iluminação. O programa contempla também a modernização de todos os postes da Rioluz, que somam 15% dos postes da cidade.
A parceria também conta com a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi; quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 6.000 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.