O governador Wilson Witzel sancionou a lei que proclama São Jorge e São Sebastião os padroeiros do estado do Rio de Janeiro. A partir da sanção, os dois santos receberão as honras devidas anualmente.
No projeto inicial, de autoria dos deputados Gustavo Schmidt e André Ciciliano, somente São Jorge seria padroeiro, mas o deputado Luiz Paulo enviou a emenda para a inclusão de São Sebastião como padroeiro. O deputado Luiz Paulo justificou a inclusão de São Sebastião na lei, alegando que por já ser o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, pela igreja, essa seria a escolha natural para protetor do estado. Já São Jorge, segundo ele, é o padroeiro do gosto popular.
São Jorge, um dos santos mais populares da Igreja Católica e reverenciado por devotos de diversas crenças, já tem um feriado estadual desde 2008, sancionado pelo então governador Sérgio Cabral. Sua data festiva é 23 de abril. Já São Sebastião, outro santo muito popular, passou a ser padroeiro do estado e do município do Rio de Janeiro. Sua data festiva é 20 de janeiro, que é feriado municipal. Ele agora “acumula” a proteção da capital com a do estado.
A lei foi publicada no Diário Oficial do dia 08/05/2019