ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Clínica da família em Jacarepaguá faz coleta de preventivo em domicílio

O exame preventivo é importante para fazer o rastreamento e diagnóstico do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras.

Clínica da família em Jacarepaguá faz coleta de preventivo em domicílio
A entrada da clínica da família – Beth Santos / Prefeitura do Rio

A equipe de Estratégia de Saúde da Família Adauto Botelho, da Clínica da Família Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, vai fazer busca ativa no território nesta sexta-feira (20/10), das 9h às 17h, para coletar preventivo em domicílio. Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que não conseguem ir até a unidade para colocar o exame em dia. A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, de prevenção e cuidado à saúde da mulher.

– A nossa unidade realiza cerca de 150 exames de preventivo ao mês. É um acesso de livre demanda, mas algumas mulheres não conseguem vir até a unidade para colocar o exame em dia, devido a questões do dia a dia. Então, aproveitamos a campanha do Outubro Rosa e vamos atrás com essa estratégia para levar saúde até a casa delas – diz a gerente da unidade, Luana Christina.

As equipes adotaram a ideia como estratégia durante esse mês de conscientização e têm sido um sucesso. Com um megafone em mãos, os agentes comunitários andam pelas ruas do território informando sobre a possibilidade da coleta em casa, atraindo a atenção e o interesse das mulheres em realizar o exame. Na última ação, em 6 de outubro, foram coletados 15 preventivos em domicílio. As próximas ações acontecerão nos dias 20 e 27 deste mês. No dia 21 será o dia D da ação na unidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher entre 25 e 64 anos, que já tenha iniciado a atividade sexual, deve realizar o preventivo, com intervalo anual nos dois primeiros exames. Depois de dois exames consecutivos normais, a coleta deve ser feita a cada três anos. O exame é importante para fazer o rastreamento e diagnóstico do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras. As 238 unidades de Atenção Primária do município oferecem o exame em livre demanda ou por agendamento.