O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), localizado em Jacarepaguá, agora está sob gestão municipal. O acordo de cooperação técnica foi firmado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito Eduardo Paes, permitindo à Prefeitura assumir a administração do hospital, com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento e realizar uma reestruturação completa das instalações.
A reestruturação inclui a ampliação da capacidade de atendimento, com foco na melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados à população. O plano prevê a expansão de 68 leitos, totalizando 250 leitos. Além disso, o HFCF deverá dobrar os procedimentos realizados, passando de 153 mil para 306 mil atendimentos anuais até 2026. Para atender a essa demanda crescente, a unidade planeja contratar 600 novos trabalhadores, aumentando o quadro de funcionários para 2.600.
Investimentos e melhorias estruturais
O hospital passará por reformas essenciais, incluindo a reabertura da emergência, com o objetivo de retomar o funcionamento pleno e atender 200 pacientes por dia. Essa medida visa melhorar substancialmente o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população do Rio de Janeiro.
Compromisso com a saúde
O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da gestão municipal na reestruturação dos hospitais federais. “A saúde é uma área em que investimos muito. Aumentamos a rede de Atenção Básica e criamos, com o apoio do Ministério da Saúde, o Super Centro Carioca de Saúde. Assumir a gestão dos hospitais federais em parceria com o Governo Federal é fundamental para garantir melhores condições de atendimento à população”, afirmou Paes.
No mesmo contexto de reestruturação, o Hospital Federal do Andaraí (HFA), também sob gestão municipal, contará com a expansão de leitos e ampliação dos atendimentos. Atualmente com 304 leitos, dos quais 169 estão ocupados, o HFA terá 450 leitos até 2026. A produção de atendimentos será dobrada, passando de 83 mil para 167 mil procedimentos anuais, com a contratação de 760 novos profissionais, elevando o número total de funcionários de 2.560 para 3.320.
O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), uma das principais referências hospitalares da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2 de maio de 1945 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.