Gardênia Azul é um bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O bairro está localizado nas terras do antigo Engenho D’Água de Jacarepaguá, primeiramente chamado de “Engenho da Tijuca”, que Salvador Correia de Sá e Benevides recebeu como herança de seu pai, Martim de Sá. Por causa da pequena capela construída em 1616 por Rodrigo da Veiga, foi também conhecido por “Engenho de Nossa Senhora da Cabeça de Jacarepaguá”.
As terras pertenceriam aos Correia de Sá por mais seis gerações até que em 1847 José Maria Correia de Sá, sexto Visconde de Asseca, comprou o engenho e, depois de diversos problemas financeiros, vendeu ao Comendador Francisco Pinto da Fonseca (Pai do Barão da Taquara).
No início da década de 1950, José Padilha Coimbra era grande proprietário de terras na região entre as estradas do Engenho D’Água e a Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão. Sua casa era onde atualmente se localiza o Condomínio Aldeia, cercada de jardim em que predominavam gardênias e vitórias-régias.
Em 1953, Padilha loteou as suas terras, dando o nome das suas plantas preferidas aos loteamentos: Vitória-Régia (junto à Estrada Engenho D’Água) e Gardênia Azul (no final da Estrada do Capão). Na década de 1960, foi implantado o loteamento, com acesso pelas estradas do Capão e do Engenho D’Água.
Na década de 1960, foi implantado o loteamento que deu nome ao bairro, com acesso pelas estradas do Capão (atual Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão) e do Engenho D’Água. Possui indústrias, conjuntos habitacionais e várias comunidades. É limitado pelo canal do rio Anil e a Avenida Ayrton Senna.
O atual núcleo do bairro foi criado na gestão do governador Negrão de Lima, voltado para a estrada do Capão. Entre o bairro e a Avenida Ayrton Senna, desenvolveu-se, em 1991, a comunidade Vila Nova Esperança.
Dados da região:
– Total da População (2010): 17715
– Total de Domicílios (2010): 6517
– Feminino (2010): 7983
– 1 banheiro (2010): 4711
– Área Territorial (2018): 123,63 ha
– RA: XVI – Jacarepaguá
Fazem parte da mesma Região Administrativa os bairros Anil, Curicica, Freguesia, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara e Vila Valqueire.