Tanque é um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro e sua origem se dá no final do século XIX. É o antigo local onde os viajantes paravam para descansar e dar água a seus animais em um grande reservatório ali existente. Mais tarde, serviu para matar a sede dos animais que puxavam os bondes que faziam o trajeto até o Largo da Taquara ou ao Largo da Porta D’Água, na Freguesia, surgindo assim o topônimo. Naquele ponto a estrada de Jacarepaguá se bifurcava – para a esquerda, a caminho da Freguesia e da Restinga em que surgiria a Barra da Tijuca; em frente, para a fazenda da Taquara, as Vargens e os campos litorâneos, onde seria criado o Recreio dos Bandeirantes.
Os bondes consagraram estes dois caminhos tradicionais, no Largo do Tanque onde as duas linhas se separavam, e foi-se formando, nas primeiras décadas, um comércio importante para a região. Deste período, sobraram lojas térreas e alguns sobrados, que faziam do começo da Avenida Geremário Dantas, um conjunto coerente e harmonioso para a época.
Em 1875, foi inaugurada a Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, ligando Cascadura ao Largo do Tanque, assim chamado porque na fonte existente dava-se água, repouso e comida aos animais de tração. Nele ficam o Hospital Estadual de Curupaiti, as comunidades Morro do Piolho e Chácara do Tanque, e o reservatório do morro da Reunião (CEDAE).
No bairro, está localizada a quadra da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, maior representante da região de Jacarepaguá no carnaval carioca.
Dados da região:
– Total da População (2010): 37856
– Total de Domicílios (2010): 13955
– Feminino (2010): 18189
– 1 banheiro (2010): 8454
– Área Territorial (2018): 556,80 ha
– RA: XVI – Jacarepaguá
Fazem parte da mesma Região Administrativa os bairros Anil, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Taquara e Vila Valqueire.
Precisa de ajuda com os CEPs do Tanque? Clique aqui para conhecê-los